Histórico

    A Associação Cultural Negrim teve início, informalmente, por meio de um grupo de capoeiristas que, no ano de 1997, a partir de um evento organizado pelo então Monitor Legalzinho e realizado na cidade de São José da Lapa, contou com a presença do então Professor Carlinhos Aidê, quando surgiu a ideia da união de mineiros e cariocas para a construção de um grupo de capoeira que unisse os fundamentos da capoeira dos dois Estados.
    Ainda na informalidade, no dia 07 de junho de 1997, foi fundado o Grupo Rio-Minas Capoeira e Artes. Um desafio. A distância não constituiu uma barreira que pudesse desestruturar a união dos seus integrantes.
    No ano de 1999, a equipe de Maricá – RJ, do então Professor Ligeiro juntou-se a este grupo que desenvolveu suas atividades até o ano de 2002, quando resolveram elevar a categoria constituindo a Nova Escola Geração Rio Minas, cuja sigla é NEGRIM, e passou a ser conhecido no meio capoeirista pelo nome de Grupo Capoeira Negrim.
    No mesmo ano foram formalizadas duas instituições para abrigarem todos os núcleos do Grupo Capoeira Negrim existentes nos dois Estados: a “Associação Cultural Negrim” que abriga os Núcleos do Grupo Capoeira Negrim em Minas Gerais e o “Centro Social Nova Geração Rio Minas” que abriga os Núcleos do Grupo Capoeira Negrim no Rio de Janeiro.
    As atividades da cultura popular, a base do desenvolvimento das atividades institucionais da Associação Cultura Negrim, estão intimamente ligadas e no ano de 2004 um dos capoeiristas que também era apaixonado pelo movimento junino, sugeriu aos dirigentes que fosse criado um grupo de quadrilha junina como parte integrante da Associação. Esse grupo recebeu o nome de Quadrilha Mato Ralo (“mato ralo” é sinônimo de “capoeira”) que atuou até o ano de 2017 realizando apresentações nas festividades juninas da região metropolitana de Belo Horizonte.
    A partir do ano de 2022, o Gupo Ojuran Capoeira, dirigido pelo Mestre Touro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aderiu à Associação Cultural Negrim para darem continuidade aos trabalhos.